top of page
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest

Atendimento: reservas@bahiaterra.com | +55 (71) 3599-2977 | +55 (71) 3599-2906 | +55 (71) 3599-2956 | +55 (75)  3199-0207

Ter consciência ao viajar é muito importante. Afinal, o que para você parece um destino turístico para as férias dos sonhos, para muitos é um local de paz para viver com a família. Então, assim como devemos preservar nossa área de moradia, devemos também incluir práticas sustentáveis em nossas viagens para que possamos contribuir com a preservação de cada região e ao mesmo tempo do nosso planeta..

O setor de turismo é realmente muito importante para a economia global. No entanto, também é preciso avaliar os impactos ambientais e culturais que este pode trazer a determinados ambientes. Pensando nisso, hoje daremos dicas para que você possa viajar com mais consciência e responsabilidade.

As melhores práticas sustentáveis que você deve ter

O turismo sustentável vem se tornando um tópico cada vez mais importante. Isso porque as pessoas estão se tornando conscientes de que seus atos podem impactar a natureza ao redor, assim como a economia e os valores culturais.

Abaixo citaremos alguns hábitos que você pode adotar para gerar o menor impacto negativo por onde passar. Confira!

1. Escolha acomodações sustentáveis

Sem dúvidas, muitas acomodações locais administradas por moradores e famílias da região visitada, tendem a se preocupar muito com a preservação do ambiente. Então, entre as práticas sustentáveis, podemos dizer que dar preferência a hospedagens que tem esse tipo de cuidado faz toda a diferença.

Algumas delas atuam com produtos biodegradáveis e orgânicos, tendo também como foco diminuir gastos exagerados com água e energia, por exemplo. Vale a pena se atentar se a opção escolhida segue alguns desses padrões.

2. Utilize sacolas reutilizáveis

Infelizmente, as sacolas descartáveis são um grande problema para o meio ambiente, principalmente quando não são descartadas de maneira correta. Elas são feitas de plástico e levam cerca de 100 anos para se decompor na natureza, causando impactos negativos no ecossistema e na vida dos animais.

Por isso, utilizar sacolas reutilizáveis durante o seu passeio faz toda a diferença. Afinal, é comum termos que transportar produtos com grande frequência em uma viagem, sendo necessário diminuir o impacto de tal ato.

3. Respeite a cultura local

Como mencionamos brevemente acima, o turismo sustentável não tem a ver apenas com a preservação da natureza. Respeitar a cultura local, seus costumes e tradições é essencial, já que isso garante que a região possa continuar preservando suas origens e crenças sem que terceiros impactem a sua visão de mundo de forma negativa.

4. Opte por atividades que auxiliem na preservação do meio ambiente

Ao escolher os passeios que você fará durante suas férias, lembre-se de sempre dar preferência às opções que compactuam com a preservação do meio ambiente.

Existem muitas atividades ecologicamente corretas que não causam impactos na natureza, como a visitação e contribuição às áreas de conservação, o mergulho, as caminhadas e o turismo voluntário, por exemplo.

5. Minimize o desperdício

Reduza o consumo ao que você realmente precisa para se manter saudável e confortável durante a sua estadia. Lembre-se que o excesso do consumo pode gerar grande quantidade de lixo, o que consequentemente torna-se um impacto negativo para o local.

Evite o uso de produtos descartáveis, como copos e pratos, dando sempre preferência às embalagens e produtos que sigam as normas da sustentabilidade.

6. Reduza seu consumo de água

A redução do consumo de água é fundamental para a preservação do meio ambiente e para a manutenção da qualidade de vida das pessoas. Isso porque a água é um recurso finito e essencial para a vida, e a escassez desse recurso pode trazer impactos negativos para a nossa saúde e para o ecossistema.

Então, mesmo que você esteja hospedado em pousadas de alto padrão, por exemplo, lembre-se que você pode economizar água em banhos mais curtos, evitando deixar as torneiras e os chuveiros abertos sem necessidade.

7. Respeite os animais

Entre as práticas sustentáveis mais importantes, devemos envolver também o cuidado com os animais de forma ética, garantindo que eles sejam tratados com dignidade e bem-estar. É importante lembrar que os animais são seres vivos e merecem nosso respeito e consideração, independentemente de sua espécie, raça ou utilidade para os seres humanos.

Se você pretende visitar um local com animais selvagens, por exemplo, tenha a responsabilidade de respeitá-los. Muitas vezes não é aconselhado dar comida humana ao animal, já que isso pode desestabilizar a cadeia de alimentação da área.

8. Recicle seu lixo

Um dos aspectos mais importantes do turismo sustentável é o hábito de fazer a separação correta do lixo. Isso porque, durante a sua estadia, certamente você terá que consumir produtos diversos. Nesse caso, descartá-los com consciência e responsabilidade reduz a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários e, consequentemente, conseguimos reduzir também os impactos negativos ao meio ambiente. Ainda mais se você viaja para uma ilha, por exemplo.

Dentro deste tópico, também devemos destacar a importância e necessidade de recolher o lixo em qualquer ambiente em que você esteja. Lembre-se de sempre andar com sacolas para carregar de volta os produtos que você utilizou durante os passeios, sejam garrafas ou latinhas, por exemplo.

9. Compre produtos locais

Por último, mas não menos importante, comprar produtos de comerciantes locais também é uma das práticas sustentáveis que você deve adotar durante as suas viagens. Isso tem o potencial de promover o desenvolvimento econômico das comunidades locais.

Em suma, quando compramos esse tipo de produto, estamos apoiando os produtores daquela região, reduzindo a dependência de produtos que precisam ser transportados de longas distâncias, o que pode resultar em uma pegada de carbono maior.

Além disso, de certa forma essa é uma ótima maneira de incentivar determinada comunidade, fazendo com que esta fique cada vez mais forte e financeiramente saudável.

Aproveite os destinos de forma mais responsável com o turismo sustentável!

Agora que você já sabe como adotar as melhores práticas sustentáveis e contribuir para um turismo mais responsável, coletivo e consciente, certamente você está preparado(a) para tirar o máximo proveito das suas férias sem deixar rastros negativos nos ambientes por onde passar.

Leia agora o próximo artigo e veja qual desses destinos do baixo sul da Bahia tem mais potencial para uma viagem ao seu estilo!


留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等

Categoria

Avenir Light is a clean and stylish font favored by designers. It's easy on the eyes and a great go to font...

Título
​MORRO DE SÃO PAULO ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ
MORRO DE SÃO PAULO
ESTÁ ESPERANDO POR VOCÊ

Reserve sua viajem de Catamarã
agora mesmo.

9 práticas sustentáveis para incorporar nas suas viagens

26 visualizações

0 curtidas

0 comentário

9 práticas sustentáveis para incorporar nas suas viagens

25/03/23

bottom of page