Entre todas as dicas de viagem pelo Brasil que você poderá encontrar enquanto se planeja para conhecer ou revisitar um destino, há uma que merece destaque: a dica de tomar cuidado com as picadas de animais peçonhentos.
Mas, calma: esta afirmação não deve ser encarada em tom alarmista.
Muito pelo contrário!
Trata-se apenas de uma orientação, como muitas outras, que você poderá seguir com a finalidade de ter uma viagem realmente tranquila, do começo ao fim.
Entenda os detalhes no decorrer dos próximos tópicos.
O que são animais peçonhentos
Para compreender melhor tudo o que diz respeito às picadas dos animais peçonhentos, obviamente é preciso que fique claro do que se trata esse tipo de animal.
E, eis a explicação mais simples que existe sobre este assunto: um animal peçonhento nada mais é do que aquele que produz e secreta veneno (peçonha), para se defender de alguma ameaça ou para capturar outro animal enquanto caça alimentos.
Inclusive, um erro imenso que muitas pessoas cometem é acreditar que somente cobras, escorpiões e aranhas compõem esta categoria.
Mas, sabia que as abelhas, por exemplo, também são animais peçonhentos?
Onde os animais peçonhentos costumam viver
De modo geral, os ambientes úmidos e quentes são os preferidos destes pequenos seres da natureza, sendo comum que a ocorrência de picadas de animais peçonhentos seja maior durante o verão.
Em lugares conhecidos por naturalmente terem temperaturas mais elevadas, se deparar com eles costuma ser uma tarefa um pouco mais fácil.
Mas, mais uma vez: isso não deve ser encarado como um fator impeditivo para as suas aventuras.
Afinal, ao escolher se aventurar em uma trilha, por exemplo, no meio da mata você pode se deparar com uma cobra e isso definitivamente não significa que ela irá te causar algum mal.
De todo modo, porém, é sempre válido ficar atento, até mesmo em locais com acúmulo de lixo: os animais com peçonha também gostam de se esconder neste tipo de ambiente.
Picadas de animais peçonhentos: sinais e sintomas para reconhecê-las
Imprevistos sempre acontecem, e se o imprevisto for a picada de um dos animais aqui citados, é de extrema importância que você saiba reconhecê-la, bem como a seus sinais, a fim de que possa agir mais rapidamente.
Obviamente, cada sinal e sintoma muda sempre de acordo com cada animal e da reação de cada pessoa. Mas, de modo geral, é possível que a pessoa atingida sinta, entre outras coisas:
Tremores;
Aumento dos batimentos cardíacos;
Náuseas;
Desconforto e calor na região picada;
Coceira;
Inchaço local;
Dificuldades para respirar;
Formigamento.
Isso sem citar os fatos de que a pele, ao ser picada, tende a ficar vermelha de imediato; e de que a dor desta picada também surge na mesma hora e costuma aumentar, conforme os minutos passam.
Em caso de picada de animais peçonhentos, o que fazer?
Ainda no quesito “imprevistos”, é impossível garantir que você nunca ao menos chegará perto de um animal peçonhento em sua vida, inclusive enquanto viaja por locais onde a natureza predomina.
E é por isso que, depois de conhecer alguns dos sintomas que uma picada pode causar, chegou a chora de você descobrir o que realmente deve fazer nesse tipo de situação.
E aí vão 5 dicas nesse sentido:
1. Jamais faça sucção no local afetado
Há uma espécie de imaginário popular que defende a sucção da ferida, principalmente em casos de picadas de cobra.
Mas esta é uma prática que nunca deve ser adotada.
2. Não faça garrote
Outra péssima ideia é colocar um garrote na área picada, na esperança de fazer com que o veneno pare de circular pelo corpo.
Aliás: simplesmente não faça nada com a ferida, não “cutuque”, não fure, não aperte... É para o seu próprio bem.
3. Lave o local
Apenas água e sabão já são suficientes para uma higienização e, depois que a lavagem estiver finalizada, siga a dica acima e não mexa mais no local.
4. Identifique o animal que te picou
Uma das iniciativas que mais salvam pessoas com picadas de animais peçonhentos é a iniciativa de saber dizer qual foi exatamente o animal que fez o ataque, a fim de que o antídoto correto seja usado.
Inclusive, sendo possível, capture o animal ou tire uma foto dele, para que os médicos responsáveis por seu atendimento consigam agir de forma mais rápida.
5. Procure auxílio imediatamente
E, por fim, há a dica indispensável de procurar ajuda médica assim que a picada for percebida, pois quanto antes o antídoto for aplicado e começar a agir, melhor, independentemente do destino onde você estiver.
Dirija-se a um hospital ou chame uma ambulância, o importante é agir de imediato, de modo a inibir a ação do veneno e evitar o agravamento dos sintomas.
Como prevenir este tipo de acidente durante suas viagens
Por fim, existem 3 dicas simples de como evitar as picadas tratadas como tema deste artigo, e segui-las não poderia ser uma tarefa mais fácil:
Sempre olhe onde pisa e onde coloca as mãos
Em outras palavras: tente sempre prestar atenção em tudo ao seu redor, pois um simples olhar mais atento pode evitar que você pise em uma cobra ou coloque a mão em um escorpião, por exemplo.
Sempre verifique seus calçados, antes de colocar seus pés neles
Sabia que aranhas amam se esconder dentro de tênis e botas que não são guardados devidamente?
Supondo, por exemplo, que você escolha se hospedar em uma pousada que esteja em meio à vegetação, e prefira deixar seu calçado do lado de fora do quarto, definitivamente deverá usá-lo no dia seguinte somente depois de verificar que não há nada dentro dele.
Afinal, precaução nunca é demais.
Use roupas e calçados adequados em suas aventuras
Se você ama fazer trilhas, incluindo as mais fechadas, compre itens adequados para esta atividade e que, ainda, ajudam a manter as picadas longe. É o caso, por exemplo, dos calçados adequados e as proteções para as pernas: as famosas perneiras.
Com essas simples atitudes, você já estará diminuindo notavelmente suas chances de sofrer alguma picada de um animal peçonhento.
E por falar nisso, comece já a planejar sua próxima aventura!
Você já sabe que não precisa deixar de conhecer lugares incríveis por causa de picadas de animais peçonhentos. Então, conheça algumas trilhas na Bahia que estão à sua espera: as praias que existem em todas elas fazem a viagem valer a pena!
Comments