- Felipe Oliveira Pedreira
- há 4 dias
- 5 min de leitura
O passeio Volta à Ilha de Boipeba é a escolha perfeita para quem deseja conhecer, em um único dia, os cenários mais impressionantes desse paraíso baiano. Ao longo do trajeto, você visita pontos que revelam a essência de Boipeba: praias preservadas, natureza incrível e uma atmosfera tranquila que transforma qualquer viagem em uma experiência especial.
Por ser um destino ainda distante do turismo de massa, a Ilha de Boipeba conserva paisagens intocadas e recantos que merecem estar no seu roteiro. E para que você não perca nenhum deles, o passeio Volta à Ilha foi criado!
Prepare-se para descobrir tudo o que lhe espera em um dia só.
Como é o passeio Volta à Ilha de Boipeba
A Volta à Ilha de Boipeba é um passeio preparado, cuidadosa e estrategicamente, para que os participantes possam aproveitar da melhor forma possível os mais belos pontos da região.
Essa excursão é recomendada para as pessoas que tem pouco tempo para percorrer o destino ou para aqueles que querem ter um panorama geral de Boipeba antes de começar a explorá-lo por conta própria.
O passeio começa de manhã na praia Boca da Barra, é de lá que sai a lancha rápida que fará o contorno à ilha e as paradas que veremos a seguir.
Primeira parada: Piscinas naturais de Moreré

As piscinas naturais de Moreré são a primeira parada da Volta à Ilha de Boipeba. Esse é um dos pontos mais procurados, não só pelos viajantes que se instalam em Boipeba, mas também pelos turistas que visitam a famosa vila de Morro de São Paulo.
O motivo pelo qual tanta gente quer conhecer esse destino é a sua beleza e riqueza natural.
Nas piscinas naturais de Moreré é possível relaxar nas águas cristalinas, fazer mergulho ao lado dos simpáticos peixinhos, se refrescar com uma boa bebida em um dos pitorescos bares flutuantes enquanto aprecia a paisagem e desfruta do mar.
Sem dúvida, é um lugar único que permanecerá sempre na memória dos que chegam até aqui.
Após essa deliciosa e refrescante parada é hora de continuar a travessia que passará perto da Praia de Moreré. Uma praia que apresenta diferentes paisagens de acordo com a maré. Quando a maré está baixa, a ampla faixa de areia reflete a imensidão do lugar e quando a maré está alta, o mar invade essas áreas mudando totalmente a vista da bela praia.
Segunda parada: Ponta dos Castelhanos

A próxima parada será Ponta dos Castelhanos. Aqui o mar se encontra com o Rio Catu, um dos mais belos da ilha de Boipeba graças ao seu rico ecossistema. Águas muito calmas fazem do destino um ótimo lugar para um banho refrescante.
Ponta dos Castelhanos adotou esse nome, devido ao naufrágio de uma embarcação espanhola que aconteceu no século XVI, precisamente na entrada do Rio Catu.
A região é muito bem preservada, com uma beleza natural impecável. Por aqui, você pode aproveitar para comer um dos típicos pasteis das barracas à beira-mar enquanto se delicia das águas mornas ou caminhar até a praia das Amendoeiras, logo ao lado e viver o lado mais preservado da região.
Terceira Parada: Cova da Onça
O povoado de São Sebastião é mais conhecido como Cova de Onça, e precisamente esse, foi o lugar escolhido para o almoço.

Cova de Onça é um dos povoados mais primitivos de Boipeba, é o único vilarejo no sul da ilha. Por se tratar de uma vila de pescadores é possível almoçar muito bem, peixes e frutos do mar fresquinhos e saborosos podem ser consumidos diariamente por aqui. A lagosta, uma das especialidades da região, é preparada com muito carinho pelos moradores locais, uma ótima opção para quem aprecia essa delícia.
Você pode aproveitar a parada para conhecer um pouco mais do pitoresco vilarejo, tirar algumas fotos ou caminhar pela praia antes de continuar o passeio.
Quarta parada: Canavieiras
Após o almoço, e seu respectivo descanso, o passeio continua pelo estuário do Rio do Inferno. O curioso nome do rio está baseado numa antiga lenda. Contam que as bancadas de areia existentes no rio dificultavam a navegação, favorecendo que os navios europeus encalhassem, e se tornando alvo dos índios Aimorés, canibais habitantes da região.
Apesar do nome, o rio é um belo lugar que transmite paz e beleza graças a seu maravilhoso cenário natural. Navegando pelas suas águas é possível apreciar as belezas da natureza enquanto se contemplam os belos manguezais da região.
Depois de uma agradável travessia pelo Rio do Inferno, a última parada do passeio Volta à Ilha de Boipeba será nas balsas do povoado de Canavieiras, famoso pelo cultivo de ostras. Aqui, você encontrará exóticos restaurantes flutuantes que servem essa deliciosa iguaria preparada de diferentes formas.
Apreciar o pôr do sol navegando pelo Rio do Inferno é uma das melhores formas de terminar o passeio que mostra aos seus visitantes os pontos que mais se destacam na ilha de Boipeba.
O retorno a Boca da Barra está previsto para acontecer entre 16h30 e 17h30.
Possíveis paradas adicionais do passeio Volta à Ilha de Boipeba
A depender das condições da maré, o passeio Volta à Ilha de Boipeba pode incluir paradas extras, como a Praia de Bainema ou o banco de areia conhecido como Coroa Grande, uma faixa de areia no meio do mar, perfeita para um banho tranquilo, já que ali não há ondas.
Essas adaptações ficam a critério do marinheiro responsável pela embarcação. Ele conhece a região com profundidade, sabe ler a maré e sempre avaliará o melhor percurso para garantir uma experiência segura e inesquecível.
É comum, por exemplo, priorizar a chegada mais cedo a pontos como Ponta dos Castelhanos, que merece mais tempo de visita, em vez de parar em Bainema, que é mais acessível.
Além disso, quando a maré permite incluir a parada no banco de areia, pode ser necessário encurtar o tempo em outro ponto do roteiro para que o passeio siga dentro do tempo previsto. Em alguns dias, inclusive, o banco de areia pode estar totalmente submerso, impossibilitando a visita.
Recomendações para aproveitar melhor o passeio Volta à Ilha de Boipeba

Faça o passeio nos primeiros dias da sua estada em Boipeba, assim você terá a oportunidade de voltar aos lugares que mais gostou.
Não esqueça de levar protetor solar e repelente.
Durante a navegação pode ventar bastante, portanto, mesmo com sol, não se esqueça de levar um agasalho leve.
Leve mascara de mergulho, pois nas piscinas naturais você pode ver com nitidez a vida marinha local.
Faça a sua reserva online com antecedência, assim você garante o seu passeio.
A Volta à Ilha de Boipeba é uma experiência fantástica para quem gosta de natureza e cenários incríveis e essa vivência se torna ainda melhor quando você escolhe fazer o passeio com a Bahia Terra Turismo.
Ao lado de uma equipe que atua desde 2006 na região, você conta com marinheiros altamente experientes, que sabem exatamente como aproveitar cada mudança de maré para oferecer um roteiro inteligente, seguro e cuidadosamente planejado.
Com a Bahia Terra Turismo, você não perde tempo em pontos que não valem a pena, não corre risco de chegar aos lugares nos horários errados e ainda garante o melhor custo-benefício da ilha. Tudo é pensado para que você viva um dia realmente inesquecível: desde o atendimento atencioso antes da reserva até o suporte total durante e após o passeio.
Faça o passeio Volta à Ilha de Boipeba e seus outros passeios em Morro de São Paulo com quem realmente conhece e valoriza esses paraísos e se ainda tiver alguma dúvida, confira as 5 vantagens de fazer seus passeios conosco!



Comentários