Passeios em Morro de São Paulo

Faça os passeios em Morro de São Paulo, mas antes compre sua passagem do catamarã que é a forma mais tradicional para chegar neste paraíso, não deixe de saltar da Tirolesa.

Mostrar Mais
Praia de Garapua 

Se você já viajou ou está planejando uma visita para Garapuá próximo ao Morro de São Paulo, com certeza já ouvir falar no clima sossegado e pacato da região. A praia está localizada na porção leste da ilha de Tinharé e possui uma faixa de areia que se estende por cerca de dois quilômetros.

 

Os passeios em Morro de São Paulo são variados, mas uma visita a Garapuá é parada obrigatória para quem vai até a região.

 

O clima bucólico do povoado de pescadores que vive no local é reiterado pelo difícil acesso, tornando a região um verdadeiro reduto da simplicidade e da cultura local, que se expressa na culinária e no artesanato produzido pelos moradores.

 

Passeios para todos os gostos

 

A visita à Garapuá é uma das opções mais procuradas quando se procuram o que fazer em Morro de São Paulo, já que a praia possui uma vista exuberante.

 

Quer mais? Confira algumas das opções disponíveis para os visitantes e saiba tudo o que a região tem a oferecer:

 

- Canoa nos Manguezais: o encontro de águas fluviais com o oceano é responsável pela formação dos manguezais de Garapuá em Morro de São Paulo. Vale a pena conhecer a estrutura e saber mais sobre a fauna e as características desse ecossistema tão fascinante.

 

- Mata: uma das características que torna Garapuá ainda mais exuberante é a porção de Mata Atlântica que ainda se conserva por uma extensa faixa da região. Se você gosta de fazer trilhas e caminhadas, aproveite o passeio para curtir esse trecho e ver de perto os resquícios dessa vegetação que, originalmente, dominava grande parte do país.

 

- Lagoa de Garapuá: para relaxar ao final da tarde, nadar na Lagoa é a opção perfeita e um dos melhores passeios em Garapuá. Aproveite as águas tranquilas e mornas para recarregar as energias. Ah, ela possui mais de três quilômetros de extensão, sendo bacana também para caminhadas.

 

- Mergulho com snorkel: no mar, algumas aglomerações formam os chamados “bancos de recifes”, os quais, por sua vez, garantem a formação de pequenas piscinas naturais de águas cristalinas. Nelas, é possível ver os peixes nadando e a apreciar o contato direto com a natureza. Se você gosta de mergulhar, com certeza vai adorar a beleza natural que a região oferece.

Mostrar Mais
Ponta do Curral e Argila da Gamboa

Escolher entre os passeios em Morro de São Paulo nem sempre é tarefa fácil, já que existem opções variadas e que atendem bem a todos os tipos de gostos. Por isso, para você que busca um passeio tranquilo e com contato direto com a natureza praticamente intocada pelo homem, a dica é visitar a graciosa Praia da Ponta do Curral e o barranco de argila na praia da Gamboa.

Localizada na porção norte da ilha, Ponta do Curral próximo a Morro de São Paulo, é um verdadeiro cenário cinematográfico. A faixa de área é circundada por vegetação nativa preservada. Em contraste com as areias claras e com as águas cristalinas, a paisagem é inegavelmente de tirar o fôlego.

Se você quer traçar o seu roteiro de viagem e definir o que fazer em Morro de São Paulo, não deixe de visitar a Ponta do Curral e conhecer os encantos desse local.

Confira abaixo algumas das características da região e aproveite:

Como chegar em Ponta do Curral e Barranco de argilo?

Ponta do Curral está localizada na região norte do arquipélago e é bastante acessível aos turistas. Os passeios saem da terceira praia do Morro de São Paulo e permitem o máximo de aproveitamento em relação às belezas da região. O passeio é feito em barco saveiro.

Para o barranco da argila também pode chegar caminhando pela praia do Porto de Cima que dá acesso ao povoado da Gamboa que é bem próximo do Morro de São Paulo.

O local é perfeito para quem quer diversificar a viagem sem precisar se deslocar muito e ainda garante cliques incríveis para os amantes de fotografia que querem registrar os momentos mais inesquecíveis de sua viagem.

 

O que fazer em Ponta do Curral?

- Praia deserta: nem todo mundo sabe, mas a Ponta do Curral leva esse nome por ser a primeira região a receber rebanho bovino no Brasil. Atualmente, a praia deserta é privada e uma das paradas dos passeios, mas não possui nenhum tipo de infraestrutura para receber turistas.

- Coroa de areia: uma das características mais importantes da região de Morro de São Paulo são os bancos de areias formados nas praias e que, consequentemente, criam pequenas porções de águas calmas. Na Ponta do Curral não é diferente. Observar essas formações e ver toda a fauna que ali habita é uma das melhores pedidas para quem visita a ilha.

- Banho de Argila: Lugar de praia com águas cristalinas e calmas, passar a argila no corpo já é um tradição de todos que fazem o passeio, conta as histórias que a pele fica mais lisa e macia. 

City Tour em Morro de São Paulo

 

Além das belas praias que compõem os principais cartões-postais de Morro de São Paulo, na Bahia, a bagagem histórica e cultural da região também não deixa a desejar.

A Costa do Dendê, onde está inserido Morro, foi um dos primeiros locais a ser habitado pelos colonizadores portugueses e a receber edificações. Por isso, o City Tour Morro de São Paulo é um passeio imperdível para aqueles que gostam de história e que querem conhecer de perto os primórdios de história do Brasil.

Se você quer conhecer os pontos históricos da ilha em um dos mais famosos passeios em Morro de São Paulo, o city tour é um passeio imperdível. Você vai ficar de frente para algumas das mais antigas construções do Brasil, restauradas ou em ruínas.

 

No entanto, atente-se a alguns cuidados básicos: vá munido de protetor solar, óculos de sol e roupas leves. Mesmo que a atividade não seja diretamente nas praias, o calor intenso também requer proteção.

 

City tour Morro de São Paulo – o que inclui?

 

O City Tour Morro de São Paulo passa por construções históricas e imperdíveis:

 

- Igreja Nossa Senhora da Luz: a construção da Igreja teve início do século XVII e foi um marco do povoamento da região, já que foi ao redor dela que os primeiros habitantes se instalaram. Repare no estilo barroco que a edificação exibe e nas esculturas sacras que adornam todo o seu interior, assim como as lápides que marcam os túmulos, onde estão enterrados diversos moradores ilustres do passado de Morro de São Paulo. A Igreja, atualmente, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

 

- Farol: ver o farol e a incrível vista que ele proporciona é um dos pontos preferidos da maior parte dos visitantes que fazem o City Tour Morro de São Paulo. Isso porque é de lá que se consegue avistar toda a região e ter a dimensão real de toda a beleza que compõe o arquipélago.

 

- Mirante e tirolesa: e quem disse que o passeio inclui somente belas vistas e construções históricas? Quem procura adrenalina e não sabe ainda ao certo o que fazer em Morro de São Paulo pode aproveitar para passar momentos incríveis na maior tirolesa dentro d’água de toda a América Latina. Além da vista, você ainda cai diretamente no oceano.

- O Forte: A Fortaleza do Tapirandu de Morro de São Paulo é do século XVII e foi recentemente restaurada.

Aqui nesta fortaleza foi o local onde aconteceram inúmeras batalhas e conflitos para defender a Baia de Todos os Santos, a construção foi feita a base de pedras e óleo de baleia por toda a sua extensão de 678 metros.

 

Dica: O Forte é um dos locais ideal para se curtir o por do sol em Morro de São Paulo.

Mostrar Mais
Mostrar Mais
Passeios para avistar baleia jubarte em Morro de São Paulo

 

As baleias são consideradas por muitos como um dos animais mais fascinantes do mundo, atraindo de pessoas de diferentes idades para observar seus hábitos curiosos. Se você viaja à Bahia, não pode perder o passeio para avistar baleia jubarte em Morro de São Paulo, região na qual elas costumam vir para realizar seus rituais de acasalamento e reprodução.

 

A baleia jubarte é considerada um animal bastante dócil e amigável, mas o passeio exige um guia oficial para que o contato entre elas e os seres humanos não interfira em seus hábitos. Nos passeios em Morro de São Paulo, a observação é certificada e acompanhada em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, que trabalha em prol do bem estar e preservação das baleias.

Para que você possa começar agora mesmo a preparar a sua viagem, entenda como funcionam os passeios para avistar baleia jubarte em Morro de São Paulo e aproveite!

 

Como funciona?

- Época: a primeira a coisa para a qual você precisa se atentar é se o período da sua viagem coincide com a época em que as baleias estão na costa brasileira. O período ideal é entre os meses de julho e novembro. Por isso, se quiser fazer esse passeio, certifique-se de que você está viajando dentro do prazo.

- O passeio: há muito o que fazer em Morro de São Paulo, mas o passeio de observação da baleia jubarte em Morro de São Paulo é um dos mais procurados pelos turistas. Saindo do local combinado com a agência, segue-se de barco pela rota em que baleias costumam ficar.

O guia que acompanha a atividade explica como funcionam os hábitos dos animais, quais são as espécies encontradas no caminho, como elas se comportam etc. Ou seja, você acompanha de perto os animais e ainda amplia seus conhecimentos!

- Contato: a distância mínima exigida é de 50 metros entre os visitantes e as baleias. Por isso, aproveite os momentos de maior proximidade para poder tirar fotos e aproveitar bastante. Também vale a pena leva um protetor plástico para seu celular ou câmera, para que você possa tirar as fotos sem se preocupar com os danos que a água pode causar.

Mostrar Mais
Mangue Riders

 

Formados a partir do encontro das águas de rios e das águas do oceano, os manguezais estão entre os ecossistemas mais ricos e complexos do mundo. Por isso, grande parte dos turistas que visitam a região do Morro de São Paulo fazem questão de fazer o passeio Mangue Riders. Por meio dele, é possível conhecer essa região e saber sobre sua fauna e flora.

Mas você sabe o que é mangue riders?

 

Esse é o nome dado a um dos passeios em Morro de São Paulo que leva o turista para dentro dos manguezais, na casa de um dos pescadores locais. Junto com ele, você poderá participar ativamente da pesca do siri na lama e ainda da pesca de peixes com rede.

Incluso no passeio, uma refeição feita no fogo a lenha dos animais pescados, fresquinhos, com uma surpresa exótica para o visitante.

Está à procura do que fazer em Morro de São Paulo e se interessou pelo Mangue Riders? Não perca tempo. Confira abaixo mais informações e comece agora mesmo a planejar o seu passeio:

 

Para quem esse passeio é indicado?

O Mangue Riders Morro de São Paulo é para quem gosta de natureza e quer entrar em contato com a cultura local, uma cultura quase extinta nos dias atuais.

 

O que ver?

Tipicamente, os manguezais são conhecidos por terem grandes quantidades de siris e caranguejos. Eles são amplamente utilizados na culinária local e representam, além disso, a fonte de renda de diversos moradores da região.

 

No entanto, é interessante também atentar-se para as plantas nativas, como siriba, e com a variação que a cor da argila pode apresentar em diferentes locais. Informe-se com seu guia durante o passeio.

 

Como é o passeio?

 

Ao chegar, você conhecerá a casa de um pescador local e uma incrível praia paradisíaca e deserta. Em seguida, poderá sair com ele para pescar caranguejo na lama. Dependendo das condições climáticas, é possível acompanhá-lo também na pesca de peixe com rede.

 

E, por fim, ao chegarem novamente em sua casa, os animais pescados são assados no fogo a lenha, para que você experimente a culinária local.

Mostrar Mais
Tirolesa em Morro de São Paulo

 

Se você gosta de atividades com bastante aventura e adrenalina, não pode deixar de ir até a tirolesa Morro de São Paulo. Sendo a maior da categoria aquática de toda a América Latina, a tirolesa tem cerca de 340 metros de extensão e chega a 70 metros de altura em seu ponto mais alto.

 

Além de toda a adrenalina vinda da atividade, você ainda pode se deliciar com a linda vista que o percurso exibe em um dos mais conhecidos passeios em Morro de São Paulo.

Saiba mais sobre esse passeio e fique por dentro de tudo o que a maior tirolesa do país tem a oferecer!

Como chegar à Tirolesa Morro de São Paulo?

Para chegar até a Tirolesa Morro de São Paulo, você precisa caminhar pela trilha que dá acesso ao mirante do Farol. Como o caminho pode ser bastante complicado para quem não o conhece muito bem, vale a pena fazer o passeio todo guiado e evitar todas as chances de se perder ou andar mais do que o necessário para chegar até a tirolesa.

 

Como é?

 

Saindo do alto, você desce por toda a extensão da tirolesa para chegar até a Primeira Praia, caindo no meio da água. Assim, você já pode aproveitar para curtir a água e fechar seu passeio com chave de ouro.

A vista para as demais praias da região é impressionante. Todo o passeio de Tirolesa Morro de São Paulo é bastante interessante não só para quem quer adrenalina, mas também para aqueles que querem ver a paisagem sob uma perspectiva diferente e conferir uma paisagem de tirar o fôlego.

Quais os equipamentos necessários?

Todo o equipamento de que você precisa para poder descer pela Tirolesa Morro de São Paulo está inclusivo no passeio e não é preciso fazer locação prévia. Informe-se com o guia quais as roupas necessárias e siga as suas recomendações durante a descida.

 

DICA: Se você está preparando o seu roteiro do que fazer em Morro de São Paulo, vale a pena considerar uma visita ao Farol no mesmo dia em que fará a descida pela tirolesa.

 

Como o farol e o ponto de partida da tirolesa são no mesmo local, você economiza tempo e fica com mais disponibilidade para conhecer outros locais e praias da região.

Mostrar Mais
Baladas na noite em Morro de São Paulo

 

Não é segredo que os cenários diurnos são o ponto forte de qualquer lugar praiano. No entanto, quem conhece a vida boêmia e as baladas na noite em Morro de São Paulo sabe que a região não deixa nada a desejar para quem quer aproveitar todos os momentos de sua estadia no local.

 

Afinal de contas, não é sempre que se pode curtir a noite com a brisa marinha ou curtir toda a energia das baladas que tomam lugar na região costeira, não é mesmo?

Quer saber mais sobre o que fazer em Morro de São Paulo à noite? Confira nossas dicas, certifique-se de que você conhece os melhores points para passar as noites na ilha e organize seu roteiro de viagem!

Vida boêmia

- Segunda praia: na segunda praia ficam localizados grande parte dos bares da região e a movimentação é grande entre o final da tarde e o começo da noite. É nessa região que as pessoas costumam ir para beber com vista para o mar e começar a noite.

 

- Caminho do forte e do farol: o trecho é conhecido por abrigar algumas das mais famosas baladas na noite em Morro de São Paulo. A Pulsar Disco é uma delas, que atrai a todos por suas festas diversificadas e temáticas. A Toca do Morcego também é bastante conhecida e traz muita música e agito durante as sextas-feiras e fins de semana, principalmente.

 

- Luau: quer aproveitar as baladas em Morro de São Paulo que são gratuitos? Às segundas e quintas-feiras são realizados deliciosos luaus regados a muita música, bebida e tipos de quitutes. O clima descontraído atrai pessoas de diferentes idades e a festa costuma ser bastante movimentada durante a alta temporada.

 

- Teatro do Morro: pode não se tratar de uma das famosas baladas na noite em Morro de São Paulo, mas a festa que ocorre no bairro Mangaba às quartas-feiras é uma das mais tradicionais da região. As apresentações de música e dança são um espetáculo da cultura regional e reúnem pessoas de todo o país para as intervenções artísticas. Com o desenrolar na noite, o DJ começa a tocar e a noite se torna uma verdadeira balada a céu aberto.

Mostrar Mais
Mergulho em Morro de São Paulo

 

Conhecer lugares diferentes e experimentar novas atividades e sensações são algumas das principais vantagens que tornam o ato de viajar tão interessante.

 

Por isso, se você está indo para Tinharé, na Bahia, que tal experimentar o mergulho em Morro de São Paulo e levar suas vivências a outro nível?

Existem diversas modalidade disponíveis para quem quer mergulhar em Morro de São Paulo. Ou seja, você não tem desculpa para não fazer essa atividade incrível e conhecer todo o mundo que existe no fundo do mar.

Veja quais são as principais opções disponíveis e escolha aquela que mais combina com você – ou, se quiser aproveitar ao máximo a oportunidade, experimente todas elas!

Quais são as opções de Mergulho em Morro de São Paulo?

- Snorkel: perfeito para quem quer conhecer o oceano de cima, observando corais e peixes coloridos com facilidade.

A primeira praia, terceira praia e a quarta praia são um dos pontos de mergulhos mais procurados em Morro de São Paulo.

A rota percorre a trilha subaquática de mergulho livre e permite que os interessados conheçam de perto os recifes de coral, que existem ao longo de grandes trechos da costa. Além disso, ainda é possível conhecer o início do ecossistema do manguezal e observar todas as suas diferenças em relação aos entornos.

- Mergulho no passeio volta ilha - piscinas naturais de Moreré: se você quer mergulhar, mas prefere um passeio mais leve e dinâmico, a visita às piscinas naturais de Moreré é a opção perfeita. Durante as paradas para observar os peixes e nadar, você pode fazer mergulhos na região para poder ver melhor a vida que se esconde sob as águas.

Com o equipamento e instrução necessária, você consegue fazer a volta ao redor dos montes de areia e ter uma nova perspectiva das águas calmas das piscinas naturais. Não deixe de reparar nos peixes coloridos que circulam pelo mar e observar um pouco de seus hábitos. Aproveite para tirar boas fotos e registrar esse cenário digno de recordação.

Mostrar Mais
Qual é o melhor passeio para ver o por do sol em Morro de São Paulo?

 

Além de conhecer as belas praias locais, é impossível pensar em ir até a ilha de Tinharé, na Bahia, e não fazer um passeio para ver o pôr do Sol em Morro de São Paulo. Os tons alaranjados que surgem no céu durante esse período do dia oferecem o contraste perfeito com as águas azuis do oceano e com as areias claras da faixa costeira.

 

O pôr do sol em Morro de São Paulo é considerado por muitos um dos mais bonitos de todo o Nordeste brasileiro. Perfeito para momentos de relaxamento ou para tirar bons cliques para registrar a experiência, o pôr do Sol pode ser visto de diversos pontos da região, mas alguns deles são ideais para essa ocasião.

 

Qual o melhor horário?

Pedida certa quando se pensa no que fazer em Morro de São Paulo, o passeio para ver o por do sol em Morro de São Paulo depende bastante da época do ano que a sua viagem acontece. Durante o verão, estima-se que ele ocorra às 17h30 como horário médio para a observação completa. Por isso, os passeios costumam ser no final da tarde e duram até pouco após o crepúsculo.

 

Já durante o inverno, é mais recomendado ficar atento ao pôr do Sol desde às 16h30. Com isso, você observa o processo com mais calma e não corre o risco de perder nenhum momento desse espetáculo de tirar o fôlego.

 

Quais os melhores lugares para observar o pôr do sol em Morro de São Paulo?

 

- O Forte: Aqui é o local mais tradicional do Morro de São Paulo para curtir o pôr do sol, são 687 metros de extensão, a Fortaleza do Tapirandu foi durante muitos anos o point do por do sol em Morro de São Paulo.

- A Toca do Morcego: Boate, restaurante com um ambiante muito agradável no estilo Louge a Toca como é carinhosamente chamada é o lugar perfeito para ver o pôr do sol. Vale a pena uma vista tando para comer, como para experimentar os drinks e coquetéis servidos por lá.

 

- Hotel Portaló: Mistura de música, drinks e muita gente bonita o por do sol é aberto ao público e tem uma vista maravilhosa para o porto do Morro de São Paulo e logo ao lado o sol se poe tornando o momento charmoso e especial.

Mostrar Mais
Passeio Volta Ilha - Morro de São Paulo

O passeio volta ilha de Morro de São Paulo sai da terceira praia é feito em lanchas rápidas ou flex boat, este é o passeio mais tradicional da ilha, as saídas são diárias por volta das 09:30 da manhã ou de acordo com a maré.

 

A primeira para é nas piscinas naturais de Gaurapuá e/ou Moreré durante 50 minutos, ideal para banho e mergulho esportivo com snorkel podendo admirar grande diversidades de corais e peixinhos, as piscinas naturais são formadas na maré baixa, possui também um bar flutuante com vendas de bebidas  e petiscos. 

Após parada nas piscinas naturais a próxima parada será na praia da Cueira onde uma caminhada até o vilarejo da Ilha de Boipeba é opcional os interessados na caminhada desembarcam na praia, enquanto os demais serão levados de barco até a praia de Boca da Barra.

A caminhada tem início próximo à barraca de praia do seu Guido, local famoso por suas lagostas, e é feita com acompanhamento de guias locais de Boipeba, passando pela Praia de Tassimirim. Em seguida, há um trecho de caminhada pela Mata Atlântica, repleto de árvores nativas, como o dendê, e que passa por propriedades particulares e pelas praias das Pedrinhas e do Outeiro. Ao chegar à Boca da Barra, várias opções de restaurantes estão disponíveis para o almoço.

Após o almoço a navegação é feita pelo rio com cuidado principalmente na maré baixa em algumas partes lentamente devido as bancadas de areia, a próxima atração são as balsas flutuantes no povoado de canavieiras que servem ostras cruas ou gratinadas com palmito.

A última parada é a cidade histórica de Cairu, está é a cidade que administra o Morro de São Paulo e as demais ilhas do arquipélago de Tinharé, uma breve caminhada pela cidade, acompanhada de guias locais que apresentam algumas construções históricas até chegar ao Convento de Santo Antonio, construído em 1654 e aberto para visitação.

 

O retorno ao porto de Morro de São Paulo acontece por volta das 17:00h no terminal marítimo onde chega o catamarã de Salvador. Bebidas, refeições, equipamento de mergulho e entrada ao convento não estão inclusas no passeio volta ilha.

CENTRAL DE RESERVAS

TELEFONE: +55 75 3653 6124

WHATSAPP: +55 75 9 9905 9430

E-MAIL: RESERVAS@BAHIATERRA.COM

© Orgulhosamente criado para BAHIA TERRA.

FORMAS DE PAGAMENTO

Bahia Terra - Catamarã Morro de São Paulo