Casa ou pousada: qual a melhor opção?

Atualizado: 22 de ago de 2022

Hoje em dia, quando viajamos, temos a opção de eleger entre ficar em casa ou pousada. Existem ótimas plataformas que disponibilizam casas de temporada ou hospedagens com uma maior quantidade de serviços como pousadas ou hotéis. Entretanto, antes de decidir qual a melhor alternativa é importante considerar o perfil do viajante.

Para você escolher a opção ideal, deve considerar as caraterísticas de cada uma delas e fazer a eleição de acordo com as necessidades da sua viagem.

Neste post, te ajudaremos a acertar na escolha. Gostou? Então, vamos lá!

Casa de temporada

Entre uma casa e uma pousada, a primeira tem mais recursos que contribuem com a economia.

Uma casa de temporada é um espaço inteiro a sua disposição. A casa ou apartamento, que você aluga pelos dias da sua viagem, está mobiliado e conta com os utensílios básicos para sua estadia.

Veja a seguir algumas das suas vantagens:

  1. pode albergar uma grande quantidade de pessoas;

  2. proporciona maior liberdade e privacidade para os visitantes;

  3. o hóspede tem uma maior autonomia;

  4. pode vivenciar o destino como um nativo;

  5. pode economizar preparando suas próprias refeições;

  6. têm a sua disposição um espaço maior do que um quarto de uma pousada ou hotel;

  7. geralmente a diária é mais econômica.

Para pessoas independentes que não exigem mordomias, uma casa de temporada é o ideal.

Entretanto, aqui não há ninguém para arrumar o seu quarto diariamente, nem encontrará o café da manhã servido quando você acorda. Portanto, se essas não são as suas prioridades, a casa pode ser uma alternativa para você.

Pousada 

A maioria das pousadas oferece café da manhã e outros serviços, a diferença das casas de temporada.

A pousada é um tipo de hospedagem que disponibiliza quartos mobiliados com diversas comodidades de acordo com a categoria. As acomodações contam com serviço de quarto, arrumação todos os dias e geralmente o café da manhã está incluso na diária.

Veja as vantagens de ficar em uma pousada:

  1. você tem uma equipe pronta para te ajudar em qualquer imprevisto;

  2. se precisar de alguma coisa, tem para quem pedir;

  3. seu quarto é arrumado diariamente;

  4. a maioria oferece café da manhã;

  5. geralmente oferecem serviço de quarto;

  6. oferecem diversos serviços complementares;

  7. proporcionam orientação turística;

  8. você tem menos trabalho.

Se você quer descansar e contar com uma equipe pronta para ajudar, a pousada é o lugar ideal para você. Porém, se você quiser preparar as suas próprias refeições e ter uma maior autonomia e privacidade, a melhor opção é uma casa.

É importante que você analise todas as caraterísticas de cada uma das formas de hospedagem, para que assim possa descobrir qual é a alternativa mais apropriada para sua viagem, considerando o número de pessoas, quantidade de dias, e outros fatores que sejam importantes para você.

Independentemente se você escolher casa ou pousada, é importante que faça uma pesquisa sobre as referências do lugar. Para isso, consulte as plataformas que oferecem esses serviços e analise os comentários de quem já se hospedou. Assim, você terá as informações que precisa para saber se está optando pela hospedagem correta.

Hoje, diversas plataformas dedicadas à reserva de hospedagem oferecem ambas as modalidades. Em Booking, por exemplo, é possível encontrar hotéis, pousadas e casas de temporada no destino que você for visitar.

Agora que você já sabe se para sua viagem é melhor casa ou pousada, que tal descobrir os benefícios de viajar fora da temporada?