• Bahia Terra Turismo

Ilha de Boipeba: O destino que você precisa descobrir na Bahia

Atualizado: há 9 horas


Se você procura um destino pouco popular com magníficas praias, sossego e cenários espetaculares, você tem que conhecer a Ilha de Boipeba!


A Ilha de Boipeba é um lugar da Bahia que ainda está sendo descoberto. Está localizada no Arquipélago de Tinharé, também lar da ilha onde se encontra a vila de Morro de São Paulo.


Apesar de Boipeba e Morro de São Paulo estarem em ilhas diferentes, dividem a mesma beleza local. Na Ilha de Boipeba é possível encontrar, além das suas praias paradisíacas, a paz, o sossego e a tranquilidade que dificilmente se encontra em outros destinos do Brasil.


Como chegar na Ilha de Boipeba?


São várias as alternativas para chegar na Ilha de Boipeba saindo de Salvador e de outras cidades.


A forma mais rápida para chegar na Ilha partindo de Salvador é de Táxi Aéreo. Do aeroporto de Salvador partem voos com capacidade para até 6 passageiros e a viagem dura só 30 minutos.


As outras opções incluem uma combinação de transporte terrestre e marítimo, com alternativas privativas e coletivas. Tem opções via Morro de São Paulo, Valença ou Graciosa, com valores para todos os bolsos.


Aproveite a travessia para obter experiências únicas nas quais você poderá vivenciar paisagens maravilhosas e tirar ótimas fotos!


Quais são as melhores praias de Boipeba?


A Ilha de Boipeba, além de sossego, tem lindas paisagens que conquistam os visitantes mais exigentes. Nos seus 20 quilômetros de praias você poderá encontrar praias desertas, piscinas naturais, manguezais e principalmente a tranquilidade que dificilmente é encontrada em outro lugar tão bonito quanto este.


Praia Boca da Barra


A primeira praia da Ilha de Boipeba é a mais movimentada: Boca da Barra. Aqui você encontra a maioria das pousadas, restaurantes e barracas com comidas típicas da região, além dos passeios de barco.


A paisagem é bastante peculiar, já que é nessa praia que o Rio do Inferno se encontra com o mar, por esse motivo a água por aqui é mais escura que nas outras praias da ilha.


Mesmo assim, o seu mar calmo é ótimo para o banho. O pôr do sol no local é imperdível.


Praia Outeiro


A praia Outeiro é a continuação da praia Boca da Barra. É uma pequena praia excelente para o banho, principalmente quando a maré está baixa, visto que se formam algumas piscinas naturais que permitem desfrutar do mar ainda mais.


Praia das Pedrinhas


Essa pequena praia está no meio da trilha que vai de Outeiro até Tassimirim. Aqui você encontra pedras que formam piscinas naturais na maré baixa o que traz uma paisagem diferente, é um lugar menos conhecido que oferece mais sossego.


Praia do Tassimirim


Continuando a trilha chegamos na praia de Tassimirim. A trilha não exige muito esforço físico e no caminho se encontram restaurantes e barracas de comida.


A praia do Tassimirim tem águas claras e calmas e durante a maré baixa os recifes de corais formam piscinas naturais. É ótima para a prática de snorkeling.


Rodeada de coqueiros, a praia, além do visual maravilhoso que proporciona, é um dos principais pontos de desova da tartaruga marinha.


Aqui você encontra restaurantes e barracas que servem excelentes opções de comidas e petiscos.


Praia da Cueira


A praia seguinte é a praia da Cueira. Considerada uma das mais lindas praias da ilha, conta com uma boa infraestrutura e uma ampla faixa de areia cercada de coqueiros.


O mar é claro, com tons que variam do azul ao verde.

Ao início da praia você encontrará mais movimento que vai diminuindo até chegar ao final da praia, onde você vai se deparar com o Rio do Oritibe, um presente de refrescante água doce.


Praia do Moreré


Para chegar à praia do Moreré, só é necessário atravessar o Rio do Oritibe, mas só faça isso na maré baixa e com um calçado adequado.


A praia do Moreré é o lugar mais conhecido da Ilha de Boipeba. Foi considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, em mais de uma oportunidade, pelo Guia Quatro Rodas.


Suas águas são calmas, transparentes e na maré baixa você vai encontrar várias piscinas naturais. O lugar pitoresco conta com barracas que servem pratos tradicionais da culinária local.


Praia do Bainema


Seguindo uma trilha no final da praia de Moreré, em contato direto com a natureza, você chegará à praia do Bainema após uns 15 minutos de caminhada.


Aqui encontrará um mar calmo com piscinas naturais na maré baixa, uma praia muito mais vazia do que a vizinha Moreré. Se não faz questão de infraestrutura e gosta de natureza, essa praia é para você.


Ponta dos Castelhanos


Para chegar à Ponta dos Castelhanos é necessário se preparar para uma boa caminhada ou chegar até aqui em barco ou lancha.


A praia é deserta e não espere encontrar infraestrutura, em compensação encontrará uma praia única com vistosos coqueiros e recifes de corais. Além disso, a praia conta com a presença do Rio Catu que deixa a paisagem ainda mais espetacular.


Ponta dos Castelhanos também é um ponto importante de desova das tartarugas marinhas e um excelente local para mergulho.


O que fazer na Ilha de Boipeba durante o dia?


Depois da apresentação das praias da Ilha de Boipeba, provavelmente você não vai querer fazer muitas coisas diferentes além de desfrutar do mar e das paisagens em toda sua extensão. Mas ainda tem muito para fazer!


Passeios de barco ou lancha


Você pode optar por passeios de barco ou lancha para chegar rapidamente até as praias e piscinas naturais.

Na ilha você encontra diversas saídas como por exemplo passeios para as piscinas naturais de Moreré, para Ponta dos Castelhanos ou um passeio de volta por toda a ilha.

Entre os meses de julho e novembro ainda é possível fazer um passeio de barco para ver de perto a Baleia Jubarte, uma experiência única que só é viável nesta época do ano.


Passeios de canoa pelo manguezal


A ilha tem possibilidades únicas, um passeio de canoa nos manguezais por exemplo, é uma experiência diferente que permite o contato com a diversidade de espécies que habitam no mangue.


Passeio histórico e cultural


Fazendo um passeio pelo povoado de Velha Boipeba poderemos conhecer parte da história local através das suas construções do século XVII, além das peculiaridades e paisagens da região.


Trilhas


A Ilha de Boipeba tem uma variedade de trilhas de todos os níveis. Para ter um real contato com a natureza nada melhor do que fazer uma trilha.


É possível fazer algumas das trilhas por conta própria, já que entre algumas das praias o acesso a través de trilhas é simples.


Porém, existem outras trilhas de maior complexidade para as quais é preciso contar com o apoio de um profissional local.


Snorkeling


A transparência das águas da região permite uma visibilidade única em qualquer um dos dois ecossistemas: recifes de coral o manguezal.


Se você tem um snorkel pode fazer mergulho livre em diversos pontos da ilha. Se precisar de apoio profissional, pode fazer um dos passeios de trilha subaquática.


Stand Up Paddle


Sentir a brisa no rosto e admirar em câmera lenta a paisagem, são alguns dos privilégios que você tem ao realizar esse esporte.


As paisagens encontradas no mar, no rio ou nos manguezais de Boipeba fazem desta prática uma das preferidas da região.


Se você nunca praticou stand up paddle não se preocupe, em poucos minutos você estará preparado para essa aventura.


Caiaque no Rio do Inferno


Se aventurar num caiaque no Rio do Inferno é uma experiência única. Respirar o ar puro enquanto desfruta da natureza apreciando a paisagem local é uma atividade renovadora.


Não é necessário ter praticado antes o esporte, é possível fazer a atividade com ajuda de instrutores locais.


Uma dica: faça a experiência enquanto assiste ao pôr do sol, não vai se arrepender!


O que fazer a noite em Boipeba?


Se ainda tiver fôlego para curtir a noite, que tal passar na vila de Boipeba e curtir um bom restaurante ou um barzinho?


Na Ilha de Boipeba você não encontra vida noturna agitada, porém, à noite é possível aproveitar a feirinha de artesanato ou o centro da vila para desfrutar da culinária local.


Tomar uma cerveja gelada enquanto aprecia uma noite estrelada pode ser uma experiência maravilhosa para curtir o sossego de Boipeba.


Depois, é hora de dormir para aproveitar o dia seguinte no seu máximo esplendor!


Onde ficar em Boipeba?


Na Ilha de Boipeba tem opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos.


A ilha está dividida em duas regiões: Velha Boipeba e Moreré.


Se preferir um local com uma infraestrutura maior e de fácil acesso, prefira Velha Boipeba. As opções aqui são muito maiores, tanto de hospedagem quanto de passeios.

Se busca sossego total, escolha Moreré.


Na ilha inteira se respira paz e tranquilidade, por tanto, a minha recomendação vai para a Velha Boipeba. Nesta região você poderá aproveitar o sossego natural da região, sem abrir mão da facilidade para se deslocar para conhecer outras praias e ter acesso a uma infraestrutura melhor.


Algumas opções que você tem em Velha Boipeba são: Pousada Manga Rosa, a 500 metros da praia e 800 metros da vila, Pousada Tassimirim, no final da praia Boca da Barra, e a Pousada Santa Clara, que conta com um dos melhores restaurantes da ilha que durante a noite é aberto ao público.


Alguns dizem que chegar à Ilha de Boipeba não é tão fácil assim, mas todos concordam em que realmente vale a pena.


O sossego e a beleza natural da ilha não seriam possíveis se chegar até aqui fosse mais simples. Desfrute de todo o que o lugar tem para oferecer e tenha o privilégio de conhecer esse paraíso. Ao final, você será um dos poucos que chegou a esse refúgio incomparável de paz, tranquilidade e perfeição.


Quer conhecer a Ilha de Boipeba nas suas próximas férias? Então siga a nossa página da Ilha de Boipeba no Facebook e saiba tudo sobre o seu próximo destino!

471 visualizações

CENTRAL DE RESERVAS


TELEFONE: +55 75 3653 6124

TELEFONE: +55 75 3653 6017

WHATSAPP: +55 75 9 9905 9430

E-MAIL: RESERVAS@BAHIATERRA.COM

FORMAS DE PAGAMENTO

logo-bahia-terra-ok.png